Existem muitas definições, principalmente na Internet, do que é branding. Muitos ainda se confundem pensando que Branding é a identidade visual de uma empresa, seu logotipo, sua aplicação em materiais e etc. O logotipo de uma empresa definitivamente não é Branding. É a representação simbólica da empresa, que expressa a sua essência. Por isso, o desenvolvimento de um logotipo não é um trabalho fácil, exigindo um amplo levantamento de informações sobre a empresa, para que se possa desenvolver efetivamente, não só o logotipo, como a identidade visual alinhada com as estratégias da empresa.
Branding nada mais é que o conjunto de ações de uma empresa voltadas na construção de uma percepção positiva diante do seu público alvo e do mercado em relação a sua marca. Dentro desse contexto, a marca não é o logotipo da empresa.
Veja também algumas outras definições em livros ou até mesmo na internet em fontes confiáveis sobre a definição de Branding que irão complementar o que estou dizendo.
Gilton Foschiani é estrategista em marcas, atua no mercado publicitário há mais de 20 anos. Formado em Administração de Empresas com especialidade em Publicidade, Marketing e Branding.