A Geração Alfa sucede a geração Z, sendo o nome dado aos nascidos a partir de 2010. Hoje eles ainda são crianças, mas já representam uma força significativa na economia e tendem a ter hábitos de consumo diferentes dos padrões atuais.
Essa geração tem o desafio de mesclar entre a conectividade virtual e o contato real, fora das telas.
Crescem em um mundo imerso na tecnologia, expostos desde cedo a tablets, smartphones e outros dispositivos eletrônicos. As empresas já estão planejando o desenvolvimento de novos produtos a longo prazo, com foco nesse grupo que, quando economicamente ativo, moldará o mercado.
Espera-se que a Geração Alfa seja a mais globalizada até agora, com fácil acesso a informações sobre diversas culturas e realidades, influenciando profundamente sua visão de mundo. Com uma crescente consciência em questões ambientais e sociais, essa geração é esperada como mais sensível e proativa frente a problemas como mudanças climáticas, diversidade e inclusão.
É crucial que as marcas busquem práticas mais sustentáveis e produtos de menor impacto ambiental, antecipando-se às demandas desse público consciente e preocupado com o futuro do planeta.
Muitas organizações buscam certificações ambientais reconhecidas internacionalmente, como a ISO 14001 (gestão ambiental) e selos de etiquetas ecológicas, como o Energy Star, que certificam produtos com menor consumo de energia e de maior responsabilidade com o meio ambiente.
Gilton Foschiani é estrategista em marcas, atua no mercado publicitário há mais de 20 anos. Formado em Administração de Empresas com especialidade em Publicidade, Marketing e Branding.